13 de Maio – Abolição da Escravatura
A Abolição da Escravatura foi o acontecimento histórico mais importante do Brasil após a Proclamação da Independência, em 1822.
O texto do decreto, assinado pela Princesa Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Orléans e Bragança, era extremamente sucinto, e diz apenas:
A Assembleia Geral decreta:
Art. 1º – É declarada extinta, desde a data desta lei, a escravidão no Brasil
Art. 2º – Revogam-se as disposições em contrário
Paço do Senado, em 13 de maio de Maio de 1888
Por cerca de 350 anos, o Brasil – destino de 4,5 milhões de escravos africanos – foi o maior território escravagista do Ocidente, mantendo este sistema tanto no campo como na cidade – o lugar de trabalho era o lugar do escravo.
A escravidão no Brasil foi amplamente documentada pelos fotógrafos do século XIX. Contribuíram para isto o fato de ter a fotografia chegado cedo ao país, em 1840. Leia mais na Brasiliana Fotográfica: http://brasilianafotografica.bn.br/?p=520.
#pracegover Foto histórico de trabalhadores escravos de ambos os sexos, em fazendo de café, uma área aberta com serras e vegetação ao fundo. Os escravos estão trabalhando na secagem e separação dos grãos do café, sob o olhar de um capitão do mato.
Fonte: Biblioteca Nacional.Foto: Marc Ferrez. Escravos em terreiro de uma fazenda de café na região do Vale do Paraíba, c. 1882. Vale do Paraíba, RJ.