19/05 É o Dia do Físico
Hoje, 19/05, é o Dia do Físico! Sabia? A data foi escolhida porque 19/05 lembra 1905, o “Ano Miraculoso” em Albert Einstein (1879-1955), então um desconhecido jovem de 26 anos, publicou cinco artigos originais que sacudiram as bases da Física:
1. “Sobre um ponto de vista heurístico concernente à geração e transformação da luz”;
2. “Sobre uma nova determinação das dimensões moleculares”;
3. “Sobre o movimento de partículas suspensas em fluidos em repouso, como postulado pela teoria molecular do calor”;
4. “Sobre a eletrodinâmica dos corpos em movimento”;
5. “A inércia de um corpo depende da sua energia”.
É no primeiro artigo que Einstein descreve de forma original o Efeito Fotoelétrico com base no conceito de quantum de energia de Max Planck (1858-1947) publicado oficialmente em dezembro de 1900. Foi por conta do seu trabalho sobre o Efeito Fotoelétrico que Einstein ganhou o Nobel de Física em 1921.
O segundo artigo trata das dimensões das moléculas, e foi aceito como tese de doutoramento de Einstein na Universidade de Zurique.
O terceiro aborda o Movimento Browniano, o movimento desordenado das partículas num fluido.
O quarto é a semente da Teoria da Relatividade Restrita. do espaço e do tempo, algo até então inimaginável no universo newtoniano.
E o quinto artigo nos brinda com a mais famosa equação de toda a Física: E = m.c². Neste artigo está a base da ideia de que massa “m” pode ser convertida em energia “E” e vice-versa. E o termo “c²”, o quadrado da velocidade da luz no vácuo, é a constante de proporcionalidade entre a quantidade de massa m e a quantidade de energia “E” nesta conversão. Ideia simples, mas revolucionária.
Incrível, não? Tudo num único e produtivo ano!
Texto: Blog Física na Veia