13 de Fevereiro – 100 Anos da Semana de Arte Moderna

Nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922 ocorreu a Semana de Arte Moderna no Teatro Municipal de São Paulo. O evento foi um divisor de águas para a produção cultural brasileira e consagrou o Modernismo como escola oficial no Brasil.

A proposta inovadora de uma reforma cultural que ressignificasse a história e a cultura nacional foi uma espécie de grito de liberdade na comemoração do centenário da independência do país, em 1922. 

A Semana de Arte Moderna representou uma nova visão da arte e trouxe uma proposta “mais brasileira” dentro do contexto da época. Porém, nem todo mundo gostou das propostas da Semana de 22, a qual foi alvo de muitas críticas e polêmicas.

O evento chocou parte da sociedade ao trazer uma nova visão sobre os processos artísticos. A Semana representou a ruptura com o passado, a renovação de linguagem, da busca pela experimentação e da liberdade de expressão. 

As ideias que surgiram na Semana de 22 se desdobraram em movimentos diversos que levaram seu legado permanece até os dias atuais.

Fonte: Guia Do Estudante Abril e Fundação Abriq