08/04 Se Comemora o Sistema Braille

O sistema de escrita e leitura em relevo criado pelo francês Louis Braille no início do século XIX mudou para sempre a história das pessoas com deficiência visual e continua sendo imprescindível até hoje para a inclusão de pessoas cegas em todo o mundo.

O Braille é um sistema de códigos em alto relevo que representa todas as letras do alfabeto, números, símbolos aritméticos e etc. O sistema é composto por seis pontos, divididos em duas colunas de três pontos, formando no total 63 combinações diferentes, sendo cada um representante de um número, letra, pontuação entre outros.

O Dia Nacional do Sistema Braille foi criado em homenagem ao nascimento de José Álvares de Azevedo, o primeiro professor cego do Brasil.José de Azevedo nasceu cego, no dia 8 de abril de 1834, e aos 10 anos de idade foi enviado para estudar no Instituto Real dos Jovens Cegos, em Paris. Lá aprendeu a recém criada técnica de Braille. Ao voltar ao Brasil, ensinou e espalhou o novo sistema de educação para cegos pelo país.

O uso da hastag “Pra Cego Ver” adotado pelo Colégio Toth em suas postagens é um projeto criado pela professora baiana de braille Patrícia, para disseminação da cultura da acessibilidade nas redes sociais e tem, por princípio, a descrição de imagens e a audiodescrição para apreciação das pessoas com deficiência visual. Saiba mais em facebook.com/PraCegoVer/

#pracegover Imagem de dedos passando sobre os pontos perfurados de um livro de braille. Sobre a imagem o texto 08 de abril, Dia Nacional do Sistema Braille e uma frase: Quase 200 anos de alfabetização e independência.