05 de maio é o Dia da Matemática
Júlio César de Mello e Sousa nasceu em 1895 e foi um professor, educador, pedagogo, conferencista, matemático e escritor do modernismo brasileiro. Suas mais de 120 publicações, sendo 51 voltadas à Matemática, continuam a inspirar milhares de professores pelo mundo. Uma obra de destaque é “O homem que calculava”, livro que ficou famoso pelos enigmas matemáticos apresentados dentro de uma trama envolvente e extremamente imersiva.
O nascimento do pseudônimo Malba Tahan.
Nas primeiras tentativas de publicação, Júlio César não obteve sucesso. Enviou cinco textos ao editor do jornal “O imparcial”, que sequer os tocou. Após alguns dias, Júlio César teve a ideia de reenviar esses textos, mas utilizando um codinome, R. S. Slade. Além disso, inventou um pequeno passado para esse nome, dizendo que pertencia a um famoso autor de Nova York. Na manhã seguinte, um de seus textos ocupava a primeira página do jornal.
Essa experiência fez com que Júlio César, apaixonado pela cultura árabe, criasse outro pseudônimo, Malba Tahan. Para dar credibilidade a esse personagem, o autor chegou a escrever uma pequena biografia. Desse modo Malba Tahan teve vários livros publicadas.
Toda a obra e vida de Malba Tahan são uma grande prova de que o ensino de Matemática pode ser uma experiência incrível!
????♂️????????????➕➖✖️➗✔️
Fonte: Mundo Educação